Agenda do

Saneamento na COP30

Realização:
Local:
Acesso:

A COP30, que será realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro de 2025, marcará um momento histórico para o Brasil e para o setor de saneamento. Pela primeira vez, os debates globais sobre clima e desenvolvimento sustentável acontecem na Amazônia — e o saneamento básico se coloca no centro das soluções climáticas, sociais e econômicas.

Para facilitar o acompanhamento das principais discussões, a Plataforma Todos pelo Saneamento reúne aqui uma agenda colaborativa dos eventos, painéis e lançamentos relacionados ao setor durante a COP30.

Como as mudanças climáticas afetam a infraestrutura de saneamento? Quais estratégias podem garantir resiliência e continuidade dos serviços essenciais? Vamos discutir caminhos para enfrentar eventos extremos e assegurar um futuro sustentável para o setor. Participação de Sergio Gonçalves, Diretor Executivo da AESBE.
Um diálogo esclarecedor com Velma Gregorio e Denise Hills, trazendo os principais aprendizados, tendências e desafios discutidos na conferência. Lançamento do livro "Essas Mulheres Sustentáveis" - Celebre histórias inspiradoras de liderança feminina na agenda ESG e climática.

Eventos realizados:

A gestão sustentável da água é essencial para enfrentar os impactos das mudanças climáticas garantindo segurança hidrica, justiça social e viabilizando a transição para um futuro resiliente e descarbonizado. Participação de Samanta Souza, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, e Alessandra Fajardo, Diretora Executiva do CEBDS.
Como a inovação no saneamento pode acelerar a universalização e fortalecer a justiça climática. Vamos explorar soluções como reuso de água, tecnologias de baixo carbono e práticas que reduzem emissões, preservam recursos hídricos e aumentam a resiliência das cidades. Garantir acesso à água e ao esgoto não é apenas uma meta legal, é um caminho para a saúde, inclusão social e adaptação às mudanças climáticas. Participação de Christianne Dias, Diretora-Presidente da ABCON, e Luana Pretto, Presidente-Executiva do Instituto Trata Brasil.
A criatividade das periferias está transformando a narrativa sobre saneamento e clima. A Escola de Cria, iniciativa da Digital Favela, prova que inovação vai além da tecnologia, é sobre inclusão, voz e impacto social. Conheça os resultados desse movimento e participe de uma conversa inspiradora com jovens protagonistas que levam suas ideias da favela para o mundo.

Plataforma Todos pelo Saneamento.

Unidos

Realização:

Desenvolvimento: